Consultório de odontologia : tudo o que precisa ter e os custos

27_09_02_blog

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Se você quer montar um consultório de odontologia sabe que é um desafio que exige muita dedicação e investimento, né? Para ter um consultório odontológico você precisa prestar atenção a uma série de exigências sanitárias, como a estrutura do local, a esterilização do ambiente e o gerenciamento de resíduos.

Além disso, antes de decidir ter o seu consultório, é necessário saber o que ele precisa ter. É fundamental focar em localização, infraestrutura e bom atendimento para conquistar clientes e ser bem sucedido. Nos acompanhe neste artigo e saiba tudo o que precisa para ter um consultório de odontologia.

Como deve ser o ambiente onde vou ter o meu consultório?

É essencial que o espaço onde você vai ter seu consultório seja bem equipado, com uma estrutura moderna e aparelhos de última geração. Equipamentos novos e um consultório bonito e aconchegante agradam os pacientes, ainda mais se em um mesmo local tiver a possibilidade de realizar exames e consulta com outros profissionais da área, por exemplo.

Quais equipamentos preciso ter no meu consultório?

Para montar o seu consultório será necessário comprar uma lista básica de equipamentos de trabalho, tais como cadeira odontológica completa, micromotor de alta rotação, jato de bicarbonato, ultrassom. Um aparelho de raio-X, um negatoscópio, fotopolimerizador, compressor e autoclave.

Como deve ser a recepção do meu consultório?

É importante contratar uma recepcionista para que a recepção do seu consultório seja bem organizada e tenha um bom serviço de agendamento de consultas, além de oferecer cafezinho e wifi. Toda essa infraestrutura, aliada ao bom atendimento, cria um ambiente agradável, que beneficia os pacientes e seus acompanhantes.

Qual a localização que devo escolher para o meu consultório?

A localização do seu consultório de odontologia deve atender às expectativas do seu público-alvo, ou seja, estar na região em que você pretende ter a maioria dos seus pacientes. O endereço deve ser de fácil acesso tanto para quem usa transporte público quanto para quem usa carro próprio. É importante levar em consideração se a região é segura, se tem estacionamento perto, se tem estação de metrô ou opções de linha de ônibus. Imóvel em um prédio com mais opções de serviços é uma boa pedida.

Quais os custos para ter o meu consultório?

A resposta a essa pergunta vai depender de muitas variáveis, entre elas a localização escolhida e a categoria dos equipamentos odontológicos que irá usar. Mas, a principal variável para definir os custos de seu consultório vai depender de você optar por um consultório avulso ou próprio.

O consultório odontológico avulso é um local colaborativo, com o pagamento de uma taxa diária, por período, mensal ou anual para o uso do espaço. Diferente de assumir um aluguel sozinho, onde você é responsável por todas as contas e a compra de todos os equipamentos, no consultório avulso você paga uma taxa, conforme o plano que escolheu, e todas as outras despesas já estão inclusas. Neste caso, não há necessidade de um alto investimento, você escolhe um consultório de odontologia já pronto, no local em que seu público-alvo está, com todos os itens de infraestrutura e equipamentos que deseja e só paga o que for combinado.

Já no consultório próprio, a despesa costuma ser bem alta, uma vez que você tem uma série de gastos a mais, desde a hora de montar o espaço até na hora de sustentar as contas cotidianas. Equipamentos, funcionários, aluguel e outras contas do dia a dia, como limpeza e manutenção, por exemplo, se somam aos custos do consultório, tendo ou não pacientes. Por isso, apesar de toda autonomia que essa escolha traz, é uma opção que deve ser feita por quem tem dinheiro para esse investimento e uma carteira de clientes já consolidada.

Devo optar por um consultório avulso ou próprio?

Para quem está iniciando a carreira, o consultório avulso, em um espaço de coworking odontológico, pode ser uma alternativa mais interessante, já  que o dentista terá acesso a um consultório super equipado sem precisar comprar esses equipamentos. Os consultórios avulsos também são indicados para quem busca praticidade no cotidiano e mais tempo livre.

Já para quem tem capital para investir, uma boa carteira de clientes e gosta de ter controle e participar de cada uma das decisões em seu dia a dia profissional, a melhor opção pode ser ter um consultório próprio, com a sua marca registrada em cada detalhe. Avalie cada tipo de espaço e faça sua escolha.

Se eu quiser um consultório avulso, onde encontro uma boa opção?

Existem várias opções de clínicas e espaços de coworking odontológico que funcionam em ótimas regiões da cidade, onde você pode alugar um consultório de última geração com tudo incluso. Escolha o bairro que mais combina com você e se informe sobre esse tipo de serviço. Outra dica importante na hora de escolher o lugar é ficar atento à limpeza e à organização do local, pois esse é um detalhe que faz toda a diferença.

Para quem está buscando sofisticação, ótima localização, funcionalidade e consultórios super equipados e modernos, uma ótima escolha é a OPT.DOC, que está presente nos bairros Moema e Itaim Bibi e tem um ambiente em que você vai encontrar tudo o que precisa para garantir que sua carreira seja um sucesso.

Em destaque

Venha conhecer
Um novo conceito

Agende o melhor dia para você conhecer nossas instalações de perto e compreender melhor este novo conceito de clínica.