Consultório avulso ou próprio: qual é o melhor?

25_10_blog

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Consultório avulso ou próprio? Essa é uma pergunta frequente entre os jovens que estão terminando o curso de odontologia. Mas você sabe qual é a melhor opção pra você? Como funciona cada uma dessas modalidades? Quais as vantagens de ter um consultório avulso e quais os benefícios de optar por um consultório próprio?

Preparamos este artigo para falar um pouco sobre essas duas modalidades de consultório, para que você possa escolher o que faz mais sentido para você na hora de iniciar sua carreira. Vem com a gente!

Sobre a infraestrutura do consultório

No consultório odontológico avulso você encontra tudo pronto. O espaço conta com toda a estrutura necessária para você realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. Os equipamentos normalmente são modernos e o consultório é bonito, aconchegante e bem equipado Toda essa infraestrutura beneficia também os pacientes e acompanhantes, que encontram uma recepção super bem organizada com serviço de agendamento de consulta e um ambiente agradável.

O consultório próprio garante autonomia e personalidade, ideal para quem gosta de dar o seu toque pessoal em tudo que faz. Se você optar por um consultório próprio poderá escolher a mobília e os equipamentos do seu gosto. Além disso, a recepção e a organização das consultas também poderão ter a sua cara, transformando o espaço em uma segunda casa.

Sobre a escolha da localização

Os consultórios avulsos normalmente funcionam em regiões bem localizadas, seja no coração da cidade, ou em regiões nobres dos bairros. Ou seja, quem opta por um consultório avulso, tem a possibilidade de trabalhar num imóvel com alto padrão e design,e localizado em regiões mais centrais e de fácil acesso. A localização também acaba trazendo clientes aos consultórios, pois todo mundo quer uma opção de dentista em um espaço bem localizado e charmoso.

Quem opta por um consultório próprio tem total liberdade para escolher a localização do consultório, se será perto de sua casa para facilitar o deslocamento do dia a dia, em um bairro com poucos dentistas, ou no centro da cidade. Se você tiver seu consultório próprio além de escolher a região, poderá escolher o estilo, se irá funcionar em um prédio moderno ou em uma casa antiga.

Sobre ter alguém para gerenciar as questões práticas

Nos consultórios alugados de forma avulsa, os profissionais não precisam se preocupar com a parte administrativa, e as contas do dia a dia, como água e luz, por exemplo. Esses ambientes, geralmente, são gerenciados por terceiros ou por um comitê administrativo, facilitando a vida de quem usa o espaço. Toda essa praticidade acaba economizando tempo e dinheiro.

Em um consultório próprio, todas as atividades administrativas ficam por sua conta, mas para quem gosta de ter controle total sobre sua vida e seus gastos, é uma boa opção. Você que irá decidir sobre tudo, inclusive sobre o plano de internet fará ou a tipo de chá que irá servir na recepção, por exemplo.

Sobre todos os custos que um consultório tem

O consultório odontológico avulso é um local colaborativo, com o pagamento de uma taxa diária, por período, mensal ou anual para o uso do espaço. Diferente de assumir um aluguel sozinho, onde você é responsável por todas as contas, no consultório avulso você paga uma taxa, conforme o plano que escolheu, e todas as outras despesas já estão inclusas. Outra vantagem financeira é que não há necessidade de um alto investimento.

Quem opta por um consultório próprio tem uma série de gastos a mais, desde a hora de montar o espaço até na hora de sustentar as contas cotidianas, por isso essa é uma opção que deve ser escolhida por quem tem dinheiro para esse investimento ou uma carteira de clientes já consolidada.

Que tipo de consultório odontológico devo escolher, avulso ou próprio?

Na hora de escolher o tipo de consultório que será melhor para você leve em consideração os quatro pontos destacados anteriormente: infraestrutura, localização, praticidade e economia. Não há uma modalidade certa ou errada, cada pessoa se adapta mais a um estilo.

Para quem está iniciando a carreira, o consultório avulso pode ser uma alternativa mais interessante, já  que o dentista terá acesso a um consultório super equipado sem precisar comprar esses equipamentos. Os consultórios avulsos também são indicados para quem busca praticidade no dia a dia e mais tempo livre.

Já para quem tem capital para investir, uma boa carteira de clientes e gosta de ter controle e participar de cada uma das decisões em seu dia a dia profissional, a melhor opção pode ser ter um consultório próprio, com a sua marca registrada em cada detalhe. Avalie cada tipo de espaço e faça sua escolha.

Para quem optar por um consultório odontológico avulso, outra dica importante na hora de escolher o lugar é ficar atento à limpeza e à organização do local, pois esse é um detalhe que faz toda a diferença. Se você está buscando sofisticação, ótima localização, funcionalidade e consultórios super equipados e modernos, uma ótima escolha é o a OPT.DOC, um ambiente onde você vai encontrar tudo o que precisa para garantir que sua carreira seja um sucesso.

Em destaque

Venha conhecer
Um novo conceito

Agende o melhor dia para você conhecer nossas instalações de perto e compreender melhor este novo conceito de clínica.