12 dicas para atender bem seu paciente

23_11_02

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Todo mundo quer ser bem atendido, em qualquer lugar, não é mesmo? E quem chega a um consultório médico está sempre mais sensível e buscando solução para alguma coisa que está incomodando e tem a ver com seu bem mais precioso: a saúde. Leve tudo isso em conta conferindo 12 dicas para atender bem seu paciente. E não esqueça de contar com o coworking para profissionais da saúde OPT.DOC nessa missão.

12 dicas para atender bem seu paciente

Há muitas formas de tratar bem os clientes, mas será que você realmente tem colocado em prática? Confira aqui 12 dicas para atender bem seu paciente e fazer com que ele se sinta ainda melhor e indique para mais pessoas. O testemunho das pessoas que você atende é o que mais fará você ganhar novos clientes, que voltem e recomendem.

Recepcione bem seus pacientes

A primeira das 12 dicas para atender bem seu paciente é perceber que o atendimento começa na recepção. E quando falamos em recepcionar bem estamos dizendo que tanto a pessoa que vai receber os pacientes como o local devem ser agradáveis, acolhedores, funcionais.

Uma clínica e um consultório bonitos chamam a atenção, mas também é preciso que junto com a estética haja a preocupação com o humano.

Uma recepcionista respeitosa, que sabe encaminhar o paciente da forma mais rápida e atenciosa possível, paciente, além de um ambiente com acessibilidade, conquistam o paciente e seus familiares.

Caso a secretária seja também a recepcionista, valem as mesmas recomendações. Mesmo que ela tenha que gerenciar a agenda, deve conciliar calma e organização.

Lembre-se: experiência é tudo, e ela começa aqui. E a primeira impressão é a que fica.

Não deixe ninguém esperando mais que o necessário

Algo que as pessoas quase não têm e prezam muito, é tempo. Assim como você não quer perder tempo, seus clientes também não. Isso não significa que tenha que fazer atendimentos muito curtos para atender a todos rapidamente.

O importante é que a pessoa sinta que o tempo é otimizado, que ela será bem atendida e terá toda atenção ao entrar no atendimento, mas que também não passe muito tempo esperando que ele aconteça.

Respeite os horários marcados e informe qual a média de espera.

Saiba quem são seus pacientes

É importante ter um perfil dos pacientes para melhor atendê-los. Identifique se os seus clientes são na maioria homens, mulheres, crianças, jovens ou idosos, ou se é bem equilibrado entre todos esses públicos. Estado civil, localização e hábitos do paciente também são importantes dados.

Sabendo quem são os seus pacientes, é possível direcionar a forma de atendimento, criar atrativos adequados na sala de espera e até treinar melhor sua equipe.

Conheça as suas necessidades dos seus pacientes

Esta dica está diretamente relacionada à anterior. Se você souber quem são os seus pacientes, vai também saber quais as necessidades mais urgentes deles, direcionar estudos, e relacionar idade, queixas, perfil, entre outras situações que um bom cadastro poderá demonstrar.

Faça com as marcações de consulta sejam fáceis

Facilitar o processo de marcação de consulta é vital para que a pessoa consiga fazer rapidamente seus agendamentos e retornos.

Pode ser por aplicativo, online, o importante é não deixar restrito a telefone e visita presencial. Reagendamentos e cancelamentos devem ser facilitados, até para estimular que o paciente avise se for se ausentar e libere o horário.

Não deixe seu paciente sair com dúvidas

O paciente não pode sair com dúvidas sobre doenças, procedimentos ou tratamentos. Assegure-se de que que ele entendeu tudo, inclusive a receita médica, especialmente se ela for manuscrita. Também pode ser oferecida em meio impresso e digital.

Coloque-se no lugar do paciente

Não esqueça e nem deixe sua equipe esquecer de praticar a empatia e pensar em como o cliente está se sentindo ao chegar para ajudá-lo da melhor forma.

Treine bem sua equipe

Uma equipe bem treinada, que conhece os pacientes e personaliza o atendimento, faz toda a diferença. Quanto mais capacitados os profissionais, mais você verá o resultado.

Use o prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é mais rápido, mais eficaz e agiliza a busca das informações do paciente, por isso ele é o mais indicado.

Comunique-se bem com seu paciente

Converse com o paciente e mantenha comunicação pós-consulta, veja se ele já fez os exames e já pode retornar.

Pesquise o seu setor

A manutenção de pesquisas sobre sua especialidade não só em termos médicos mas também de mercado ajudam a seguir sempre aprimorando e melhorando o atendimento.

Pergunte se o seu paciente está satisfeito

Confira com seu paciente se tudo o que você está fazendo está de fato agradando e surtindo efeito. Faça pesquisas de satisfação.

O melhor lugar para atender bem o seu paciente

Agora que você leu sobre essas 12 dicas para atender bem seu paciente, coloque em prática tendo o coworking para médicos e dentistas OPT.DOC como parceiro.

Em destaque

Venha conhecer
Um novo conceito

Agende o melhor dia para você conhecer nossas instalações de perto e compreender melhor este novo conceito de clínica.