8 erros no atendimento ao paciente em clínica médica

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Você sabe quais são os 8 erros no atendimento ao paciente em clínica médica que podem comprometer seu trabalho? Veja aqui quais são eles para não deixar que eles aconteçam com você. E não deixe de contar com o coworking médico do OPT.DOC para atender sempre melhor.

8 erros no atendimento ao paciente em clínica médica

É muito importante conferir esses 8 erros no atendimento ao paciente em clínica médica para não deixar que eles aconteçam. São medidas simples que podem evitá-los, mas é preciso identificar primeiro para redobrar os cuidados.

Lembre-se de que a relação com seus pacientes é uma relação de confiança, e se ela for quebrada ou arranhada pode comprometer todo o seu trabalho.

Treinamento da equipe

O primeiro dos 8 erros no atendimento ao paciente em clínica médica que listamos é não ter uma equipe adequadamente treinada. Uma secretária ou recepcionista ou mesmo técnico podem espantar seu paciente se não forem profissionais capacitados, com características como paciência e empatia. Humanização é tudo em atendimento ao paciente.

No coworking médico e odontológico, priorizamos a qualidade do serviço de nossos profissionais de apoio.

Espera e atrasos

Ninguém gosta de ficar esperando e nem de perder tempo, não é mesmo? Pacientes muitas vezes saíram do trabalho para realizar a consulta e precisam voltar em tempo calculado. Então o melhor é fazer uma boa média do tempo das consultas e informar sempre o paciente para que ele saiba qual será a espera.

Claro que as consultas podem variar e ter algumas mais demoradas que outras, mas é importante que a regra não seja de atrasos e esperas, e que o tempo dedicado a cada paciente seja adequado, sem pressa, mas sem delongas desnecessárias.

Perda de documentos

A gestão documental e o uso de sistemas eletrônicos com backup e segurança são primordiais para evitar perda de documentos e dados. Não há nada pior que uma pessoa que chega pedindo ajuda ter mais um problema. Dados médicos são dados sensíveis e exigem todo o cuidado.

Aqui, como em todos os itens, vale a necessidade de treinamento para contar com profissionais responsáveis e capacitados em todas as fases do processo de atendimento ao paciente.

Erros de prescrição

O prontuário eletrônico é uma ferramenta extremamente indicada por uma série de razões, e uma delas é evitar erros de prescrição. Com essa ferramenta é possível acessar o prontuário e confirmar as informações antes de prescrever a medicação adequada consultando histórico médico e medicações de rotina, evitando interações indesejadas.

Um erro de prescrição pode gerar consequências sérias, por isso investir em sistemas que minimizem essa possibilidade é primordial.

O acesso de qualquer lugar também permite que o médico, mesmo em viagem, possa consultar o prontuário e fazer a prescrição correta, sem necessitar retornar ao consultório.

Atendimento telefônico

Ter um atendimento ágil, mas também educado, humanizado e resolutivo é primordial para quem quer um bom atendimento ao paciente em clínica médica. Mantenha a equipe bem treinada e sistemas que evitem esperas longas.

Se houver só uma pessoa para atender o telefone e também o paciente na clínica, é possível que uma das duas coisas, ou ambas, não funcionem bem. Avalie o aumento da equipe, pois o que parece ser um custo a mais pode representar melhora no atendimento e até mais pacientes.

Agenda desorganizada

A agenda de consultas é o que organiza toda a rotina da clínica médica e errar aqui também é um erro de atendimento ao paciente.

Nada de contar apenas com uma agenda em papel para gerenciar todo o fluxo de consultas e muito menos as agendas paralelas.

O ideal é manter um sistema informatizado, que permita que o médico possa consultar a sua agenda de onde estiver e assim serem evitados conflitos de datas, como marcação paralela de viagens para congressos ou cirurgias no mesmo dia de consultas normais.

Além de evitar sobreposição de compromissos e até de consultas, um sistema organizado permite gerenciar também remarcações, retornos e cancelamentos.

Soluções obsoletas

Ignorar as tecnologias é um erro grave. Agenda, prontuário eletrônico, são sistemas que podem e devem ser utilizados para aprimorar o atendimento, e abrir mão deles é dar um tiro no pé. Tenha seus sistemas de acordo com a tecnologia, faça manutenções e atualizações e ofereça serviços automatizados aos seus pacientes.

Higienização do ambiente

Uma clínica médica deve ser um lugar que prime pela higienização. Chegar no banheiro da clínica e encontrar latas de lixo transbordando, ou falta de sabonetes e álcool gel é um erro que não pode acontecer.

A imagem da clínica fica comprometida e passa a impressão de que não é um lugar seguro.

Conte com uma equipe capacitada para controlar a higienização do ambiente diariamente e não deixar que nada falte.

Tenha parceiros que somam

Agora que você leu sobre 8 erros no atendimento ao paciente em clínica médica, busque parceiros como a OPT.DOC, que oferece soluções completas de coworking médico e odontológico para nunca errar com seus pacientes.

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