Como montar uma equipe de atendimento eficaz para clínica médica ou odontológica

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Quer saber como montar uma equipe de atendimento eficaz para clínica médica ou odontológica? Leia o artigo a seguir e garanta a montagem de um time que atenda às suas necessidades. E contratando os serviços da OPT.DOC você garante espaço e serviços que incluem diversas funções administrativas e treinamentos para ajudar na sua gestão.

Como montar uma equipe de atendimento eficaz para clínica médica ou odontológica

Para entender como montar uma equipe de atendimento eficaz para clínica médica ou odontológica, é preciso começar listando quem são as pessoas que você vai precisar em cada situação, fazendo um planejamento.

Se você optar por ter seu próprio consultório, irá precisar, no mínimo, de uma pessoa para secretariar, cuidar da agenda, receber pacientes. Talvez, também, necessite de uma recepcionista. E vai precisar de alguém que faça a limpeza. Essa pessoa pode ser contratada esporadicamente, assim como as pessoas que farão a revisão e manutenção de seus equipamentos.

Outra pessoa ou pessoas que pode ter um contratação esporádica ou terceirizada é o serviço contábil, mas boa parte da operação passará, antes, pela secretaria.

Reduzindo esforços e otimizando a gestão de pessoas

Quando pensar em como montar uma equipe de atendimento eficaz para clínica médica ou odontológica, pense também em contar com alguma empresa que faça isso para você, reduzindo a necessidade de contratação direta e removendo entraves burocráticos e encargos.

A seleção de pessoas é um processo necessário, sério e rigoroso, que se puder ser feito por especialistas garante maior retorno e liberação de tempo.

O que considerar na hora de montar uma equipe

Mesmo que você terceirize o trabalho de montar uma equipe, é interessante ter em mente algumas características desejadas, para que o recrutador busque alguém conforme sua orientação.

Quem trabalha em uma clínica médica ou odontológica precisa ser pontual, responsável, discreto, de confiança, pois irá trabalhar com pessoas e dados sensíveis.

Também pode ser demandado algum conhecimento específico, como o uso de softwares ou informática básica, ou o manuseio de equipamentos. Se você necessitar de assistentes ou outros profissionais para complementar o quadro da clínica, como enfermeiros ou técnicos de enfermagem, é preciso detalhar bem quais os pré-requisitos em termos de escolaridade, cursos realizados, além de características comportamentais.

Quem é quem

Tenha em mente quem são seus pacientes antes de contratar alguém. Se os seus pacientes são idosos, a pessoa que irá recebê-los precisa ter paciência, saber como se dirigir de forma respeitosa, orientar o quanto for necessário, repetir informações, falar claramente.

Quem atende mais crianças, também precisará de alguém com paciência. E quem costuma atender pessoas que estejam passando por situações muito delicadas, com risco de vida ou que afetem muito seu emocional, também precisará de alguém que tenha habilidade e empatia para lidar com essas situações.

Tecnologia é para ajudar

Na hora de contratar alguém para sua equipe, é preciso saber se a pessoa domina as tecnologias usadas para agendamento de consultas e demais serviços da clínica. Também poderá ser demandado que essa pessoa ajude um paciente a fazer um agendamento online, ou uma consulta remota, por exemplo. As consultas online estão em ascensão e é preciso garantir pessoas que tenham essa intimidade com a tecnologia.

Treinamento constante

Sua equipe poderá demandar de treinamentos e atualizações de tempos em tempos. Seja por um novo sistema que você escolha ou até por uma demanda legal. Então, garanta que essa atualização ocorra naturalmente.

Antes, durante e depois da consulta

A escolha do profissional que vai trabalhar na sua clínica tem que considerar que seja alguém que atue com excelência desde antes do paciente consultar pela primeira vez, até o dia do atendimento e também depois dele, para que retorne e indique outras pessoas.

Entenda que poderá ser necessário ter uma pessoa para receber o paciente e outra para tratar do seu cadastro, dados e encaminhamentos, assim como de questões administrativas.

Colegas

É possível que em algum momento você precise também de outros colegas de profissão na clínica, seja para cobrir férias suas ou para reforçar o rol de serviços oferecidos. Certifique-se de que possuam a formação adequada, conforme a sua especialidade, e experiência, e que prestem bom atendimento, primando pela pontualidade, atenção, dedicação.

Marketing, gestão e cultura organizacional

Contrate pessoas para cuidar do marketing de sua clínica – pode ser uma contratação pontual. Invista também na manutenção de valores adequados, para que a cultura organizacional seja positiva. Conduza a equipe de forma a construir e manter essa cultura desejada.

Se possível, invista também em quem faça a gestão de pessoas, garantindo que elas sigam essa cultura organizacional e também sejam ouvidas, valorizadas e estimuladas a se atualizar e crescer.

Montagem de equipe não é mais problema

Entendeu como montar uma equipe de atendimento eficaz para clínica médica ou odontológica? Caso não, conte com o apoio e serviços da OPT.DOC e aumente as possibilidades de atendimento.

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