Coworking odontológico: o que é?

10_08_blog

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O conceito de coworking é cada vez mais utilizado, mas você sabe o que é um coworking odontológico? Como funciona um coworking odontológico? Quais as vantagens dessa modalidade? Quem pode usar o coworking odontológico? Onde encontrar esses espaços?

A ideia de coworking é ter um ambiente de trabalho que possa ser compartilhado entre várias pessoas ou empresas, aproximando as pessoas e facilitando o networking. Mas e o coworking odontológico, como funciona? Nos acompanhe neste artigo e saiba tudo sobre essa nova modalidade de trabalho.

O que é um coworking odontológico?

O coworking odontológico segue o mesmo princípio dos espaços de coworking tradicionais, ou seja, são espaços colaborativos, com o pagamento de uma taxa diária, por período,mensal ou anual para o uso do espaço, que serve para a manutenção do local e também suprir os gastos com internet, água e energia elétrica. O grande diferencial do coworking odontológico é que são ambientes voltados especialmente à área odontológica.

O coworking odontológico é um espaço compartilhado por diferentes profissionais da área odontológica, o que permite que vários dentistas atendam, de forma individual seus pacientes, porém em um único prédio, divididos em salas individuais. Cada vez mais, o coworking odontológico tem se tornado uma tendência e muitos dentistas têm optado por essa modalidade. É provável que esse modelo tenha cada vez mais adeptos, principalmente se considerarmos a dificuldade de montar um consultório logo no início da carreira.

Como funciona um coworking odontológico?

O coworking odontológico é um local onde é possível a troca de experiência entre diferentes profissionais da área odontológica, o que que sempre enriquece o trabalho de todos. Além disso, a reserva do consultório pode ser por hora ou por período, o que facilita a vida dos dentistas que realizam atendimento apenas durante algumas horas do dia.

Quem opta por usar espaços de coworking odontológico conta com um modelo que oferece mais flexibilidade de agenda e a vantagem de pagar apenas pelo período que o local for usado. Essa modalidade funciona unindo pouco investimento com bastante comodidade, pois não é necessário se preocupar com luz, condomínio ou outras contas do dia a dia. Além disso, é importante lembrar que o valor das consultas e procedimentos são determinados pelos profissionais.

5 Vantagens de usar um espaço de coworking odontológico

Não há como negar que escolher trabalhar em um coworking odontológico tem muitas vantagens para os profissionais e para os pacientes. Listas abaixo algumas dessas vantagens,

  1. Infraestrutura – No coworking odontológico os profissionais encontram toda a estrutura necessária para realizar o trabalho. Equipamentos modernos, consultório bonito e bem equipado e possibilidade de realização de exames, além de uma recepção super bem organizada com serviço de agendamento de consulta.
  2. Economia – Com o compartilhamento de todos os custos, como locação do espaço, telefone, luz, água, manutenção, limpeza e recepção, é possível oferecer um ótimo serviço sem ter tantos gastos. Outra vantagem financeira é que não há necessidade de um alto investimento para abrir uma clínica ou consultório, o que envolve os gastos com equipamentos, reformas e contratação de outros profissionais.
  3. Localização – Devido à divisão dos gastos, os espaços de coworking funcionam em regiões mais bem localizadas. Ou seja, é possível trabalhar num imóvel com alto padrão e design, localizado em regiões mais centrais e de fácil acesso.
  4. Praticidade – Nos espaços de coworking os profissionais não precisam se preocupar com a parte administrativa, e as contas do dia a dia, como água e luz, por exemplo. Esses ambientes, geralmente, são gerenciados por terceiros ou por um comitê administrativo, facilitando a vida de quem usa o espaço.
  5. Relacionamento – Os espaços de coworking são ótimos para troca de experiências, proporcionando novas oportunidades de negócios para todos os parceiros. Além disso, os espaços de coworking são propícios para a interação, conhecimento e credibilidade dos profissionais.

Para quem é indicado esse modelo?

Não há um tipo de profissional específico que pode usar os serviços de coworking odontológico, todos os dentistas podem optar por esse tipo de serviço. No entanto, essa é uma modalidade que costuma ser buscada por quem está iniciando a carreira, por ser uma alternativa mais em que o dentista terá acesso a um consultório super equipado sem precisar comprar esses equipamentos.

Os espaços de coworking odontológico também são indicados para quem busca praticidade no dia a dia e excelente localização, além da possibilidade constante de networking.

Melhores coworking odontológicos: onde encontrar?

Existem muitas opções de espaços de coworking odontológico, e esse tipo de serviço vem crescendo nos últimos anos. Na hora de escolher o lugar que mais combina com você, fique atento à limpeza e à organização do local, pois esse é um detalhe que faz toda a diferença.

Para quem está buscando sofisticação, ótima localização, funcionalidade e consultórios super equipados e modernos, uma ótima escolha é a OPT.DOC. um ambiente que une todos esses conceitos e onde você vai encontrar tudo o que precisa para garantir que sua carreira seja um sucesso.

Em destaque

Venha conhecer
Um novo conceito

Agende o melhor dia para você conhecer nossas instalações de perto e compreender melhor este novo conceito de clínica.