Equipamentos mínimos para um consultório odontológico

13_09_blog

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você sabe quais os equipamentos mínimos para montar um consultório odontológico? O que você vai precisar ter no seu consultório para atender bem os seus pacientes? No que investir na hora de abrir um consultório de odontologia? 

Além de equipamentos básicos, é preciso estar atento a uma série de questões como localização, infraestrutura e bom atendimento para conquistar clientes e ser bem sucedido. Nos acompanhe neste artigo, conheça os equipamentos mínimos para montar um consultório odontológico e descubra outras dicas importantes para ter um espaço agradável para você e seus pacientes.

Quais equipamentos são necessários para um consultório odontológico?

O ideal na hora de montar consultório odontológico é investir em equipamentos modernos e aparelhos de última geração. É sempre importante que os equipamentos sejam novos, para que seja possível criar um ambiente claro e bonito, e um consultório aconchegante, que agrade os pacientes.

No entanto, para montar um consultório com o mínimo de equipamentos necessários, será preciso comprar uma listinha básica de instrumentos de trabalho, além de pinças, espelho clínico, explorador e outras ferramentas que fazem parte do dia a dia dos dentistas desde a graduação.

O conjunto odontológico com cadeira odontológica completa, micromotor, alta  rotação, jato de bicarbonato e ultrassom. Um aparelho de raio-X, um negatoscópio, fotopolimerizador, compressor e autoclave, são alguns dos itens básicos. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre três equipamentos absolutamente essenciais.

1.         Cadeira

A cadeira é um item essencial, que costuma variar bastante de preço e modelo. Se você tem um bom orçamento e quer montar um consultório sofisticado, invista em uma cadeira mais com tecnologia e conforto, para deixar o seu paciente confortável na hora de realizar o atendimento. Alguns modelos têm mais opções de movimentos de elevação automáticos e outros recursos avançados.

2.         Compressor

O compressor é muito importante para o funcionamento de outros equipamentos de uso diário, por isso, deve estar entre as primeiras coisas que devem ser compradas. Assim como a cadeira, é possível encontrar o equipamento de diferentes marcas, modelos e preços. Invista em um compressor de qualidade, pois você vai usar muito.

3.         Autoclave

O autoclave você precisará para esterilizar seus instrumentais  do dia a dia. É um equipamento super importante e o valor varia de acordo com o tamanho, que é medido em  litros. Um autoclave de tamanho mediano, costuma ter a capacidade de 12 litros.

Localização, infraestrutura e bom atendimento

Depois de saber quais são os equipamentos mínimos para um consultório odontológico é importante estar atento a três pontos super importantes para um consultório conquistar o tão desejado sucesso: localização, infraestrutura e bom atendimento.

A localização do seu consultório deve atender às expectativas do seu público-alvo, ou seja, estar na região em que você pretende ter a maioria dos seus pacientes. O endereço deve ser de fácil acesso tanto para quem usa transporte público quanto para quem usa carro próprio. É importante levar em consideração se a região é segura, se tem estacionamento perto, se tem estação de metrô ou opções de linha de ônibus. Escolher um imóvel em um prédio com mais opções de serviços é uma boa pedida.

A infraestrutura é essencial, por isso é importante que o consultório funcione em um lugar moderno e confortável. Equipamentos novos e um local bonito também são bem-vindos. Se no mesmo espaço os pacientes tiverem a possibilidade de realizar exames e consulta com outros profissionais da área, por exemplo.

O bom atendimento é outro ponto que beneficia os pacientes e seus acompanhantes, que ficam satisfeitos quando encontram uma recepção bem organizada, com um bom serviço de agendamento de consulta e um ambiente agradável, que normalmente conta com cafezinho e wifi.

Consultório odontológico em um espaço colaborativo

Uma boa opção para quem ainda não tem todo o dinheiro necessário para garantir a compra dos equipamentos mínimos para um consultório odontológico, é investir em um local colaborativo. Existem espaços de coworking odontológico onde você paga uma taxa diária, por período, mensal ou anual para o uso do consultório. Diferente de assumir um aluguel sozinho, onde você é responsável por todas as contas e a compra de todos os equipamentos, neste sistema, você paga uma taxa, conforme o plano que escolheu, e todas as outras despesas já estão inclusas.

Neste caso, não há necessidade de um alto investimento, você escolhe um consultório odontológico pronto, no local em que seu público-alvo está, com todos os itens de infraestrutura e equipamentos que deseja e só paga o que for combinado em seu contrato.Para quem está iniciando a carreira, o consultório avulso, em um espaço de coworking odontológico, pode ser uma alternativa interessante, já  que terá acesso a um consultório super equipado sem precisar comprar esses equipamentos.

Existem várias opções de clínicas e espaços de coworking odontológico que funcionam em ótimas regiões da cidade, onde você pode alugar um consultório de última geração com tudo incluso. Para quem está buscando sofisticação, ótima localização, funcionalidade e consultórios super equipados e modernos, uma ótima escolha é a OPT.DOC, que oferece um excelente ambiente onde você vai encontrar tudo o que precisa para garantir o seu sucesso.

Em destaque

Venha conhecer
Um novo conceito

Agende o melhor dia para você conhecer nossas instalações de perto e compreender melhor este novo conceito de clínica.