O que faz um Dermatologista?

17_01

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você sabe o que faz um Dermatologista? Descubra tudo o que é possível tratar consultando esse especialista e agende sua visita. Com a OPT.DOC você está sempre por dentro de tudo que realmente importa para a sua saúde.

O que faz um Dermatologista?

Quando pensamos em dermatologia, pensamos logo em tudo o que diz respeito à pele, e está correto. Mas o médico dermatologista faz muito mais que isso. São mais de 3 mil doenças que afetam as pessoas de todas as idades e que passam por esta especialidade.

Ao se especializar em dermatologia, o dermatologista também atua diagnosticando e indicando tratamento e prevenção de doenças não somente de pele mas também relacionadas a unhas, cabelo, pelos em geral e mucosas. Mas vai além. Também atua em procedimentos estéticos, oncológicos e cirurgias.

É muito comum procurar o dermatologista para tratar espinhas, problemas de queda de cabelo, alergias de pele, mas também doenças como psoríase, hanseníase e até mesmo câncer de pele. Uma mancha não é só um incômodo estético, é algo que sempre deve ser verificado.

O que muita gente não sabe é que ao tratar de doenças nas mucosas, também é o profissional médico especializado em doenças na boca, nos lábios, na gengiva, na língua e também nas genitais, incluindo aí as doenças venéreas e sexualmente transmissíveis, as DSTs. Muitas vezes diagnósticos de HIV são obtidos em uma consulta dermatológica.

Quando procurar um Dermatologista?

Ao verificar uma mancha de pele que não tinha, é sempre bom procurar um dermatologista. Podem ser várias coisas, e mesmo que seja algo simples, sempre vale a pena investigar. Se for irregular ou crescer, a busca deve ser imediata. Mas mesmo que não seja nada grave, é importante procurar atendimento. No mínimo você pode estar falhando no uso do protetor solar.

Mas há vários outros motivos para procurar um Dermatologista. Coceiras, quedas de cabelo, feridas em qualquer parte do corpo, e não somente espinhas, podem e devem ser vistas pelo médico.

Consulte um Dermatologista

Sempre que você tiver dúvidas ou observar algo diferente em sua pele, unhas, cabelo ou mucosas, não deixe de consultar um Dermatologista. As diferentes fases da vida, as mudanças hormonais, a alimentação, o stress, há várias coisas que influem em nosso corpo e podem ser sinais de algo que precisa ser tratado ou melhorado.

Unhas quebradiças podem indicar má alimentação e falta de hidratação, por exemplo. O mesmo vale para a pele e queda de cabelo. Mas além de ajudar a regularizar seus hábitos alimentares, o Dermatologista irá indicar tratamentos complementares para buscar a melhor solução para o seu caso.

Vitamina D x Câncer de pele

É muito importante para o corpo absorver a vitamina D, e uma das formas é se expondo ao sol. Mas é preciso sempre usar protetores solares e cuidar os horários para que essa exposição não ocorra em horários prejudiciais. Afinal, você quer cuidar e não prejudicar a sua saúde, não é mesmo?

Consulte regularmente um Dermatologista e verifique se o seu corpo está sendo bem cuidado e quais os protetores solares indicados para o seu tipo de pele.

Envelhecimento saudável

Outra razão para procurar um Dermatologista é o cuidado com o envelhecimento. Não se trata de querer fugir do inevitável, que é o tempo, mas é possível envelhecer bem.

Além de procedimentos estéticos corretivos, é possível prevenir e retardar a perda de elasticidade e saúde da pele e cabelos com alimentação saudável, cremes, vitaminas e outros recursos que o Dermatologista poderá lhe indicar. Quem não quer pele e cabelos vistosos por mais tempo, não é mesmo?

O Dermatologista pode também propor procedimentos como a Harmonização Facial, que é uma técnica pouco invasiva que envolve desde a aplicação de ácido hialurônico e toxina botulínica, com preenchimentos e redução de rugas, até correção de pequenas imperfeições e assimetrias.

Muito mais que estética

Como você viu até aqui, procurar um Dermatologista vai muito além da estética. É claro que ele também atua nesta área e em cosmetologia. Mas não é só isso. Além de poder prevenir e tratar uma série de doenças muito sérias, ele também pode ajudar a resolver problemas de autoestima, com a retirada ou prevenção de manchas e sinais.

Retirada de tatuagens, tratamento de cicatrizes, também estão entre suas possibilidades de atuação.

Rosácea e vitiligo também são condições que passam pelo consultório do médico Dermatologista.

Entendeu agora o que faz um Dermatologista?

Conseguimos ajudar a resolver suas dúvidas ou ainda precisa de mais informações sobre o que faz um Dermatologista? Tomara que tenhamos resolvido!

Cada profissional médico tem uma ampla atuação e uma gama vasta de possibilidades a oferecer para cada situação e necessidade de tratamento. Consulte seu Dermatologista, que é um médico especializado em dermatologia, na OPT.DOC.

Siga no site OPT.DOC e obtenha ainda mais informações sobre especialidades como essa.

Em destaque

Venha conhecer
Um novo conceito

Agende o melhor dia para você conhecer nossas instalações de perto e compreender melhor este novo conceito de clínica.